terça-feira, 22 de novembro de 2016

A Surdez em um dos Campus do Instituto Federal de São Paulo

A inclusão escolar tem sido um tema desafiador, especificamente quando diz respeito ao acesso das pessoas com surdez à escola comum.

Observa-se que em um Campus do Instituto Federal de São Paulo os professores não estão preparados para ensinarem alunos surdos. Isso porque não desenvolvem práticas e estratégias pedagógicas que atendam às necessidades educacionais dos surdos.

A inclusão dessas pessoas se apresenta como um fato novo para a maioria dos professores do Campus do Instituto Federal, surgindo como um grande desafio para todos. Uma escola inclusiva deve oferecer ao aluno surdo possibilidades reais de aprendizagem, caso contrário, estará realizando uma inclusão precária. Segundo Lacerda (1998), pensava-se que os surdos não fossem educáveis, mas a partir do século XVI admitiu que os surdos  conseguem  aprender através de determinados procedimentos pedagógicos.

 No Instituto Federal de São Paulo há interpretes de Libras que intermedia a comunicação em sala de aula. “Este tem por função traduzir, para a língua de sinais, o que o professor está falando." Neste sentido, o professor continua explicando o conteúdo para os alunos ouvintes, esperando que o intérprete faça o seu trabalho para que o aluno surdo seja incluído. E um dos Campus onde há aluno surdo, observou-se que o professor trouxe vídeos em inglês com legenda muito rápida. Outro professor ensina de costas para turma, escrevendo no quadro e explicando. Antes dos estudantes terminarem de copiar o que foi escrito o professor apaga o quadro e começa a escrever novamente. Dessa forma não é possível incluir o aluno surdo em uma sala regular apenas com a presença do intérprete.

Segundo Spenassato (2009) a maioria das escolas não apresenta um quadro de inclusão de alunos com necessidades educacionais, dentre esses, os surdos. Há carência de algumas acessibilidades, por exemplo, recursos visuais, metodologia e, principalmente de professores especializados. 

Sabemos que é um desafio os Campus de São Paulo realizar uma transformação rápida. Porém, todos que trabalham neles precisam entender que o instituto é uma escola para todos e de todos. Trabalhando coletivamente podemos gradativamente transformar as práticas educativas e vencer os desafios.

                                                  #PraCegoVer:  Charge de Professor em sala de aula com alunos surdos, cegos. O professor encontra de costa e ainda fala algo ( a prova é amanhã! Veja bem...ouça..olhe...) que feri os alunos que tem alguma necessidade específica. 


                                    Professor Digital - WordPress.com450 × 347Pesquisa por imagem

                                     Essa charge resume bem o que "nao fazer"

Nenhum comentário:

Postar um comentário